Autoridades chinesas reafirmam confiança em atingir um crescimento de 5% até 2025, implementando medidas que reforçam as políticas e apoiam as empresas, mesmo em meio à tensão com os EUA.
Autoridades chinesas expressaram uma convicção total em alcançar um crescimento económico de cerca de 5% até 2025, mesmo face às adversidades impostas pela guerra comercial com os Estados Unidos.
Durante uma conferência de imprensa, o vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) sublinhou que, independentemente das flutuações do cenário internacional, o país seguirá com firmeza os seus objetivos estratégicos e concentrar-se-á na execução eficaz das políticas, beneficiando empresas e o público.
Zhao, vice-diretor, referiu que serão adotadas medidas para melhorar a eficiência na aplicação das políticas e implementar ações que fomentem o consumo. Entre as iniciativas, destaca-se o impulso para criar um fundo nacional dedicado ao capital de risco, com a maioria das medidas previstas para serem lançadas já no segundo trimestre.
Adicionalmente, foram apresentadas estratégias para estabilizar o emprego, a economia e o comércio externo, especialmente apoiando as empresas exportadoras na mitigação dos riscos e encorajando as firmas de serviços a expandirem internacionalmente num contexto de tensões tarifárias.
No entanto, apesar de o Fundo Monetário Internacional ter recentemente ajustado a previsão de crescimento para 4% em 2025, as autoridades chinesas mantêm a sua confiança no objetivo para o médio prazo.