O primeiro-ministro de Cabo Verde fará uma homenagem ao líder do BAD na cerimónia de abertura do novo Parque Tecnológico da Praia, um projeto apoiado pela instituição financeira.
Na próxima segunda-feira, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, realizará uma cerimónia em que irá condecorar Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), com a medalha de mérito profissional de primeiro grau. Este reconhecimento surge no contexto da inauguração do Parque Tecnológico na cidade da Praia, um projeto financiado pela mencionada instituição.
O governo justifica esta homenagem como demonstração da "liderança visionária" de Adesina e do seu "contributo inestimável para o desenvolvimento económico e social" do arquipélago. Os investimentos do BAD, segundo o executivo, têm sido cruciais ao longo de uma década, promovendo uma cooperação estratégica em sectores fundamentais como energia sustentável, transportes, economia digital e oceânica, agricultura e boa governação.
Este novo parque tecnológico representa um investimento de 50 milhões de euros e alberga um centro de dados que já está a funcionar, além de contar com a presença de 23 empresas de diversas nacionalidades, envolvendo cerca de 400 trabalhadores, de acordo com Carlos Monteiro, presidente do conselho de administração do Techpark.
O Núcleo Operacional Para a Sociedade de Informação (Nosi), uma entidade pública com quase 30 anos de existência, tem sido um pilar do setor tecnológico em Cabo Verde e agora opera no parque, exportando soluções digitais.
Para aumentar a atratividade do país, estão a ser estabelecidos contactos para trazer empresas internacionais e oferecer serviços a partir de Cabo Verde, que aspira tornar-se uma "plataforma tecnológica de referência no Atlântico Médio", impulsionando negócios inovadores, incluíndo "startups" e atraindo nómadas digitais.
Amanhã, está prevista a inauguração do polo do parque tecnológico na ilha de São Vicente.