Aumento dos Pagamentos em Atraso das Entidades Públicas atinge 627,8 Milhões de Euros
Os atrasos nos pagamentos das entidades públicas em Portugal chegaram a 627,8 milhões de euros até Maio de 2025, um agravamento significativo face a 2024.

No final de Maio, o montante em pagamentos atrasados das entidades públicas totalizou 627,8 milhões de euros, representando um acréscimo de 77,5 milhões de euros em comparação com o mesmo período do ano anterior, além de um aumento de 142,3 milhões de euros em relação ao mês anterior, segundo informações divulgadas pela Direção-Geral do Orçamento.
Este aumento em relação ao ano passado é influenciado, em particular, pelo setor da saúde, que registou um incremento de 168,1 milhões de euros. Contudo, essa subida foi parcialmente compensada pela redução de atrasos na Administração Central, excluindo as entidades do setor da saúde (-75,7 milhões de euros), assim como na Administração Local (-22,5 milhões de euros).
Quando analisamos o mês em questão, a saúde contribuiu com o maior aumento, somando 161,9 milhões de euros, sendo que a diminuição na Administração Local (-16,1 milhões de euros) ajudou a moderar este crescimento.