Economia

SAS reforça a sua frota com encomenda significativa de jatos Embraer

A Scandinavian Airlines (SAS) assinou um contrato para 45 jatos Embraer E195-E2, marcando a maior encomenda à fabricante desde 1996, com potencial para mais 10 unidades.

há 4 horas
SAS reforça a sua frota com encomenda significativa de jatos Embraer

A Scandinavian Airlines (SAS) concretizou um importante acordo com a fabricante brasileira Embraer, que consiste na aquisição de 45 jatos modelo E195-E2. Este negócio, que também inclui a opção de compra de 10 aviões adicionais, representa a maior encomenda da companhia aérea escandinava diretamente a um fabricante desde 1996.

A Embraer destacou, em comunicado, que este acordo é “histórico” e alinha-se à visão de longo prazo da SAS para renovar a sua frota, focando-se em melhorar a eficiência operacional e reduzir as emissões de carbono. A estratégia visa ainda criar novas oportunidades de crescimento a partir de Copenhaga, o hub global da companhia na Dinamarca.

As primeiras unidades estão previstas para serem entregues no final de 2027, com um calendário que se estende por cerca de quatro anos para novas entregas. Sem contar com as opções de compra, o valor total do contrato ronda os 4 mil milhões de dólares, o equivalente a aproximadamente 3,4 mil milhões de euros.

A Embraer finalizou o comunicado afirmando que os jatos E195-E2 desempenharão um papel crucial na melhoria das operações da SAS, ao mesmo tempo que irão potenciar a conectividade na Escandinávia e na Europa, dado que as características e o alcance das aeronaves se adaptam perfeitamente à frota já existente.

Reconhecida como líder global na fabricação de aeronaves comerciais até 150 lugares, a Embraer conta com uma diversificada gama de clientes a nível mundial e opera várias unidades, escritórios e centros de serviços em diversos continentes, incluindo América, África, Ásia e Europa.

Em território português, a Embraer é a acionista maioritária da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, localizada em Alverca, detendo 65% do capital social.

#SASEmbraer #AviõesNovos #AviaçãoSustentável