Mundo

Aumento das Rejeições de Migrantes em Fronteiras Alemãs

A polícia federal da Alemanha anunciou que mais de seis mil migrantes foram impedidos de entrar no país desde a tomada de posse do chanceler Friedrich Merz em maio, gerando controvérsias sobre novas políticas migratórias.

01/07/2025 20:00
Aumento das Rejeições de Migrantes em Fronteiras Alemãs

A polícia federal da Alemanha reportou que, entre 8 de maio e 30 de junho, foram rejeitados 6.193 migrantes nas fronteiras terrestres do país. Este número surge na sequência da implementação das novas diretrizes estabelecidas pelo chanceler conservador Friedrich Merz, que assumiu o cargo em maio.

Dentre estes, 285 indivíduos foram devolvidos às fronteiras, mesmo após expressarem a intenção de solicitar asilo, uma prática que gerou discussões jurídicas sobre a sua legalidade em tribunais berlindenses.

No mesmo período, 79 pessoas, consideradas "vulneráveis", conseguiram solicitar asilo em território alemão. A polícia também informou sobre a detenção de 274 suspeitos de tráfico humano e 1.517 indivíduos com mandados de prisão ativos.

Os dados foram tornados públicos no dia em que o governo polaco decidiu reinstaurar controlos na fronteira com a Alemanha, em resposta ao aumento das tensões em torno da rejeição de migrantes.

Friedrich Merz reiterou que a Alemanha não pratica devoluções sumárias de migrantes que já tenham ingressado no seu território, contradizendo as preocupações levantadas pelas autoridades polacas, que têm relutado em aceitar de volta aqueles que não podem demonstrar ter passado pela Polónia.

#CriseMigratória #DireitosHumanos #PolíticaEuropeia