Mundo

Apoio crescente a medidas contra a AfD na Alemanha

há 4 horas

Uma sondagem revelou que 48% dos cidadãos alemães apoiam a proibição da AfD, partido de extrema-direita, após ser classificado como extremista. O debate sobre a sua influência está aceso.

Apoio crescente a medidas contra a AfD na Alemanha

Uma recente sondagem do instituto de pesquisa de opinião Insa, realizada para o jornal Bild am Sonntag, indica que 48% dos alemães estão a favor da proibição da Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita, que foi classificado como extremista pelo Departamento Federal de Proteção da Constituição (BfV).

No entanto, 37% dos inquiridos manifestaram a sua oposição à proibição, o que indica uma divisão de opiniões significativa. As entrevistas foram conduzidas na sexta-feira e no sábado, após a entidade de vigilância de segurança interna ter classificado a AfD como um movimento com ideais comprovadamente extremos, o que poderá levar a um aumento da supervisão sobre as suas atividades.

O BfV, ligado ao Ministério do Interior, justificou a sua posição, afirmando que a ideologia da AfD "desvaloriza grupos inteiros da população" e é inconsistente com os princípios da ordem democrática. Em particular, a entidade destacou a postura hostil do partido em relação a migrantes e muçulmanos.

A sondagem revelou que 61% dos entrevistados vêem a AfD como um partido de extrema-direita, enquanto 31% não partilham desta visão. Adicionalmente, 35% acreditam que a proibição da AfD beneficiaria a democracia, em contraste com 39% que consideram que tal medida poderia ser prejudicial.

Recentemente, a AfD obteve 20,8% dos votos nas eleições gerais de 23 de fevereiro, posicionando-se como o segundo maior partido do país. Em resposta à recente decisão, a AfD caracterizou a classificação como um "golpe na democracia alemã", a qual consideraram ser motivada politicamente.

Tags:
#AlemãniaproAfD #Extremismonão #DemocraciaEmPerigo