Mundo

Amnistia na Bielorrússia poderá beneficiar mais de 7 mil reclusos

há 5 horas

O parlamento bielorrusso aprovou uma amnistia que pode abranger 7.630 presos, mas exclui os detidos políticos, conforme alertam organizações de direitos humanos.

Amnistia na Bielorrússia poderá beneficiar mais de 7 mil reclusos

O parlamento da Bielorrússia deu luz verde a uma nova lei de amnistia que poderá trazer alívio a 7.630 reclusos, numa iniciativa em comemoração aos 80 anos do fim da II Guerra Mundial. A medida, semelhante à aprovada no ano anterior e impulsionada pelo presidente Alexander Lukashenko, não abrange, no entanto, os prisioneiros políticos, uma situação que tem gerado preocupações entre as organizações de direitos humanos.

De acordo com a agência noticiosa Belta, a amnistia será concedida aos condenados que tenham reparado totalmente os danos causados pelos seus crimes e que tenham recebido avaliações positivas durante o cumprimento da pena. Além disso, contempla a redução ou o cancelamento de penas para aqueles condenados por crimes relacionados com tráfico de droga, especialmente no caso de indivíduos diagnosticados com doenças graves.

Tags:
#Bielorrússia #Amnistia #DireitosHumanos