Política

25 de Abril: Um Convite à Renovação Política e Justiça Social

há 1 dia

No Entroncamento, Mariana Mortágua ressaltou a energia dos manifestantes e defendeu medidas de igualdade, como tetos às rendas e impostos progressivos, evidenciando que o futuro político está em aberto.

25 de Abril: Um Convite à Renovação Política e Justiça Social

Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, reuniu hoje cerca de uma centena de militantes e simpatizantes num almoço no Entroncamento, no distrito de Santarém. Para ela, a manifestação do 25 de Abril, realizada na sexta-feira, foi um forte sinal ao Governo: o País demonstra o seu compromisso com os valores da democracia e da igualdade, deixando claro que o futuro, nomeadamente as eleições legislativas de maio, está em aberto.

Durante o convívio, Mortágua destacou que “o 25 de Abril mostra que o povo português valoriza, respeita e defende os princípios da liberdade conquistada em 1974” e criticou a tentativa de postergar ou diluir a importância desta data histórica. Para ela, a manifestação evidenciou não só o orgulho nacional, mas também a capacidade coletiva para construir um futuro baseado na igualdade e no combate à desigualdade social.

Em discurso enérgico, a coordenadora do BE criticou a concentração de riqueza no País: “Os 10% mais ricos detêm 60% da riqueza, enquanto 900 mil trabalhadores vivem com salários inferiores a mil euros”. Assim, defendeu a necessidade de impor tetos às rendas e de aplicar um imposto progressivo às fortunas superiores a três milhões de euros, realçando que tais medidas são essenciais para restabelecer a justiça e a igualdade. Segundo Mortágua, “taxar os ricos não é apenas uma questão econômica, mas sim um ato de justiça, igualdade e liberdade”.

Outros intervenientes, como a coordenadora local Júlia Pereira e o cabeça de lista para o círculo eleitoral de Santarém, Bruno Góis, corroboraram a importância de uma renovação que leve um representante do distrito ao parlamento e que coloque os ideais democráticos e de justiça social no centro da política.

Tags:
#Respeito25Abril #JustiçaSocial #RenovaçãoPolítica