O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou que o recém-eleito primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, se reunirá na Casa Branca na próxima semana.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, irá visitar a Casa Branca "na próxima semana ou mais cedo". "Falei com ele ontem [terça-feira], foi extremamente simpático e aproveitei para parabenizá-lo", afirmou Trump durante uma reunião do gabinete.
A campanha eleitoral canadiana foi marcada pelas tensões surgidas entre Carney e Trump, especialmente devido a questões de comércio e às ameaças de anexação do presidente americano. O liberal Mark Carney, que recentemente sucedeu Justin Trudeau após uma década no poder, prometeu estar mais bem preparado para enfrentar o líder norte-americano.
Em seu discurso de vitória, Carney criticou as intenções de Trump, afirmando: "Trump está a tentar quebrar-nos para nos possuir", e reiterou que a "antiga relação com os Estados Unidos chegou ao fim". O antigo governador do banco central agora terá de convencer Trump a reverter as tarifas impostas ao Canadá, bem como as taxas aplicadas por Washington a outros países, incluindo os seus aliados.
Antes das eleições, ambos os líderes já tinham indicado que iriam iniciar negociações comerciais em maio. Outro encontro importante entre eles está programado para a próxima cimeira do G7 no oeste do Canadá, em junho, onde estarão também presentes líderes de França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido.