Fernando Gomes reuniu-se com Thomas Bach para discutir cooperação, transparência e inclusão, enfatizando a participação juvenil e a igualdade de género no desporto.
Durante a sua visita a Lausana, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, encontrou-se com o presidente cessante do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, para definir estratégias que aprofundem a cooperação entre ambos os organismos.
Entre os pontos debatidos destacaram-se a boa governação com enfoque nos atletas, a transparência e a promoção do desporto como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social. Foram também abordadas formas de disseminar os ideais olímpicos junto da juventude.
O encontro antecipou ainda futuras colaborações com a nova presidente do COI, Kirsty Coventry, que assume a presidência a partir de 23 de junho, com um planeamento conjunto para aumentar a participação de jovens atletas e promover a igualdade de género.
Fernando Gomes aproveitou a sua estadia para reunir-se com outros responsáveis do COI, como James Macleod e Anne-Sophie Voumard, reforçando os laços entre as duas entidades. A visita, que incluiu a presença na final da Youth League em Nyon, teve também o seu lado humano, tendo sido adiada a assinatura do Mural Olímpico por Rosa Mota devido a uma falha elétrica.