Mundo

União Europeia ultrapassa limites planetários com consumo recorde

há 3 horas

Dados da Global Footprint Network revelam que, se todos consumissem como na UE, os recursos do planeta esgotariam precocemente, alertando para a urgência de práticas mais sustentáveis.

União Europeia ultrapassa limites planetários com consumo recorde

Uma realidade alarmante: Segundo a Global Footprint Network, a União Europeia atinge, já na terça-feira, o “Dia da Sobrecarga do Planeta” – o ponto a partir do qual os recursos anuais começam a ser utilizados a crédito.

No ano passado, os recursos da UE foram esgotados a 03 de maio, posição que, segundo diversas organizações ambientalistas, revelou um cenário "insustentável e irresponsável". Na ocasião, mais de 300 organizações apelaram aos decisores políticos para adotarem medidas rumo a uma economia neutra em termos de impacto climático e benéfica para a natureza.

Este ano, a situação agravou-se: a UE recua cinco dias no calendário do consumo excessivo. Apesar de representar apenas 7% da população global, o estilo de vida europeu exige, se replicado mundialmente, três planetas para satisfazer a procura.

O mapa da Global Footprint Network destaca ainda casos individuais. Em Portugal, por exemplo, os recursos do ano esgotam-se na próxima segunda-feira – se todos os habitantes do planeta consumissem como os portugueses, os recursos seriam consumidos já a 05 de maio. Em 2024, os portugueses utilizaram os recursos até 28 de maio, um recuo de 23 dias em relação ao ano anterior.

Outros países apresentam datas igualmente preocupantes: o Qatar consumiu os seus recursos a 06 de fevereiro (ante a 11 de fevereiro do ano passado), seguido pelo Luxemburgo a 17 de fevereiro e Singapura a 26 de fevereiro. Nos Estados Unidos, os recursos foram esgotados a 13 de março, enquanto Dinamarca e Austrália chegaram ao limite a 19 de março, com a Federação Russa a 06 de abril e a França a 19.

Por outro lado, países que demonstram maior eficiência no uso dos recursos destacam-se: o Uruguai esgota os seus apenas a 17 de dezembro, seguido pela Indonésia a 18 de novembro, Nicarágua a 11 e Equador a 31 de outubro.

A Global Footprint Network, organização internacional de investigação, disponibiliza aos decisores ferramentas essenciais para adequar a economia humana aos limites ecológicos do planeta. A cada 05 de junho, Dia Mundial do Ambiente, é também definido o "Earth Overshoot Day" – o momento em que a utilização de recursos pela humanidade ultrapassa a capacidade do planeta para regenerá-los.

O “Dia da Sobrecarga do Planeta” para 2024 foi registado a 01 de agosto, antecipando-se ao ano anterior e sublinhando a urgente necessidade de repensar os padrões de consumo.

Tags:
#Sustentabilidade #LimitesDoPlaneta #EcoAlerta