Mundo

Netanyahu na mira: Irão contesta influência sobre decisões americanas

há 2 horas

Ministro iraniano acusa Netanyahu de tentar orientar a política de Trump nas negociações nucleares, enquanto media-se uma terceira ronda entre Teerão e Washington.

Netanyahu na mira: Irão contesta influência sobre decisões americanas

Teerão acusa Netanyahu de influenciar a diplomacia dos Estados Unidos nas tratativas sobre o programa nuclear iraniano. Em declaração publicada na rede X, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, criticou o descaramento do primeiro-ministro israelita ao tentar orientar as ações do Presidente Donald Trump.

No domingo, Netanyahu propôs um acordo com o Irão que visava eliminar a capacidade de enriquecimento de urânio, uma iniciativa que tem suscitado reações intensas do lado iraniano. Num contexto de rivalidade histórica entre Washington e Teerão — inimigos desde a Revolução Islâmica de 1979 —, as negociações contaram com a mediação de Omã, que facilitou a terceira ronda de conversações no passado sábado.

Enquanto uma autoridade norte-americana descreveu as conversações como “positivas e construtivas”, Abbas Araghchi alertou que o Irão não se deixará intimidar por qualquer tentativa externa de impor a sua política. “A fantasia de Israel de que pode ditar o que o Irão pode ou não fazer está tão longe da realidade que dificilmente merece uma resposta”, afirmou o ministro, adicionando que o país está preparado para frustrar qualquer iniciativa de atores externos maliciosos.

Após a retirada dos EUA do acordo internacional de 2015 em 2018, durante o primeiro mandato de Trump, o presidente norte-americano, desde a sua reentrada na Casa Branca em janeiro, tem pressionado Teerão para negociar um novo texto. Trump advertiu inclusive que, na eventualidade de um fracasso diplomático, medidas mais drásticas, como ataques militares, poderão ser consideradas.

Tags:
#NetanyahuInfluência #DiplomaciaTensa #NegociaçõesNucleares