Mundo

UE apela a diálogo na Caxemira para desescalar tensões entre Índia e Paquistão

há 12 horas

A União Europeia instou hoje a Índia e o Paquistão à contenção e ao diálogo, após um ataque mortal na Caxemira que exacerbou as tensões regionais.

UE apela a diálogo na Caxemira para desescalar tensões entre Índia e Paquistão

A União Europeia (UE) manifestou preocupação com o crescimento das tensões entre a Índia e o Paquistão, fazendo um apelo à pacificação. A Alta-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas, partilhou esta mensagem nas redes sociais, enfatizando a importância da contenção e do diálogo.

Kallas revelou que dialogou com os ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países para transmitir diretamente a necessidade urgente de resolver a situação na Caxemira.

O incidente que motivou esta reação ocorreu a 22 de abril, quando um ataque armado na cidade turística de Pahalgam resultou na morte de 26 pessoas. Nova Deli responsabilizou o Paquistão pelo atentado, que se torna o mais letal em duas décadas contra civis nesta área predominantemente muçulmana.

O Paquistão, por sua vez, negou qualquer envolvimento e pediu um "inquérito neutro" sobre os acontecimentos. Desde então, a relação entre as duas potências nucleares deteriorou-se, com um aumento contínuo das sanções diplomáticas e apelos aos cidadãos para que deixem o território do país vizinho até terça-feira.

A Caxemira foi dividida entre os dois países após a independência em 1947, mas a soberania da região continua a ser um foco de conflito, com ambos os lados reivindicando o controle total.

Tags:
#CaxemiraEmAlerta #PazNaRegião #DiálogoUrgente