Desporto

"Tatiana Pinto: 'Precisamos da nossa melhor versão para brilhar no Europeu'"

A futebolista Tatiana Pinto afirmou que Portugal pode chegar aos quartos de final do Europeu feminino, mas para isso, terá de mostrar o seu melhor desempeno contra a Espanha, campeã do mundo.

há 6 horas
"Tatiana Pinto: 'Precisamos da nossa melhor versão para brilhar no Europeu'"

A jogadora Tatiana Pinto, em declarações à imprensa em Genebra, ressalvou a importância de Portugal estar na sua "melhor versão" para alcançar os quartos de final do Europeu feminino. A atleta do Atlético de Madrid referiu que um empate na estreia, diante da Espanha, seria um resultado positivo.

“Este é um Campeonato da Europa e todos os grupos têm os seus desafios. Estou convencida de que podemos ultrapassar a fase de grupos, mas apenas se formos a nossa melhor versão”, afirmou. “Precisamos de estar a 1000% e o que aconteceu anteriormente já ficou para trás”, acrescentou.

Pinto, que já representou a seleção em 126 ocasiões, constatou que a equipa tem a ambição de “continuar a escrever a sua história, a alcançar novos recordes, e a valorizar o futebol feminino e as jogadoras portuguesas além-fronteiras”.

Apesar dos resultados menos favoráveis na Liga das Nações, que resultaram na descida à Liga B, as “navegadoras” encontraram motivação para uma boa atuação no torneio helvético. “Não trazemos fantasmas connosco. Tivemos um período de preparação em Lisboa que nos deu força como equipa. Perder é difícil, mas também é uma oportunidade de aprendizagem”, disse.

A jogadora não poupou elogios à seleção espanhola, campeã do mundo, destacando a sua inteligência em campo. “A nível técnico, são extremamente evoluídas e possuem uma inteligência superior, o que lhes permite tomar as melhores decisões. Jogar contra uma equipa assim é sempre imprevisível”, comentou, reiterando que um empate seria considerado um bom resultado para Portugal.

Em relação ao que é necessário para avançar para a fase eliminatória, Tatiana Pinto salientou: “Temos de ser competentes e competitivas. Nos últimos jogos não fomos, mas queremos mudar essa narrativa e começar neste Europeu com uma mentalidade vencedora. O nosso objetivo é chegar ao último jogo contra a Bélgica dependendo apenas de nós.”

No treino de hoje, apenas a médio Kika Nazareth trabalhou de forma condicionada, enquanto Telma Encarnação saiu com queixas no tornozelo esquerdo, após os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

Portugal enfrentará a Espanha na quinta-feira, em Berna, e seguirá com jogos contra a Itália em Genebra, e a Bélgica em Sion a 11 de julho.

#FutebolFeminino #CaminhoParaAVitória #ForçaPortugal