AVS inicia a temporada 2025/26 com foco na permanência
O AVS deu início aos treinos para a nova época, com Gustavo Mendonça a liderar o plantel e 15 jogadores presentes, cercados por uma série de jogos de preparação.

O AVS, clube da I Liga de futebol, arrancou hoje os seus treinos para a temporada 2025/26, iniciando com exames médicos limitados a 15 jogadores. Este grupo inclui atletas que estiveram na época passada, um regresso e dois reforços ainda não oficializados, e está previsto um calendário com 10 jogos particulares.
O médio Gustavo Mendonça, que foi o porta-voz do plantel, realizou os exames médicos juntamente com Pedro Trigueira, Kiki Afonso, Devenish, Baptiste Roux e Talles, este último regressando após um empréstimo ao Torreense, da II Liga. Mendonça expressou a determinação da equipa em garantir a permanência na primeira divisão.
"É sempre bom estar de volta. As últimas duas temporadas foram marcadas por férias mais curtas devido aos play-offs, que felizmente acabaram de forma positiva. O nosso intuito é repetir o objetivo da última época, que é manter-nos na divisão", afirmou Gustavo, conforme comunicado do clube.
O jovem médio, de 22 anos, deseja uma temporada mais calma do que a anterior, que foi definida apenas no play-off contra o Vizela, com uma vitória em casa por 3-0 e um empate 2-2 no segundo jogo decisivo. "O ideal é que possamos conseguir a permanência de uma maneira mais tranquila, pois os nossos adeptos não merecem passar por tanto sofrimento. Temos consciência de que há outras equipas com orçamentos mais robustos na luta pelos mesmos objetivos, mas a nossa experiência cresceu", acrescentou o jogador, sublinhando a confiança em que as novas contratações fortalecerão o grupo.
Ainda sem oficialização, o médio ofensivo Rafael Barbosa, proveniente do Radomiak Radom, e o avançado brasileiro Guilherme Neiva, ex-jogador do Oliveira do Hospital, já fazem parte do plantel, que conta igualmente com os 'repetentes' Simão Bertelli, Aderllan Santos, Tiago Galetto, Jaume Grau, Tunde, Nené e Mercado.
Com José Mota novamente ao leme da equipa, o plano de preparação da pré-temporada inclui 10 jogos amistosos, sendo o primeiro na Aves, no sábado, contra o AMCH Ringe, às 10:00. Seguem-se partidas contra o Leça (9 de julho), Oliveira do Hospital (12) e Leixões (16), todos marcados para as 10:00, na localidade de Vila das Aves.
O emblema do norte de Portugal vai também participar no Torneio da Póvoa de Varzim nos dias 19 e 20, com um primeiro confronto contra a equipa local, agendado para as 19:00 do primeiro dia. O resultado desse jogo definirá a presença da equipa no confronto pelo troféu ou na disputa pelo terceiro lugar no dia seguinte.
O plano de pré-temporada ainda inclui jogos contra o Rio Ave (dia 23, em Quiaios, horário a confirmar), Arouca (dia 26, horário a confirmar), Moreirense (dia 30, às 10:00) e Tondela (a 2 de agosto, também em horário a confirmar).
Plantel provisório do AVS para 2025/26:
- Guarda-redes: Pedro Trigueira e Simão Bertelli.
- Defesas: Kiki Afonso, Aderllan Santos, Devenish e Baptiste Roux.
- Médios: Gustavo Mendonça, Tiago Galetto, Jaume Grau e Rafael Barbosa (ex-Radomiak Radom, Pol).
- Avançados: Tunde, Mercado, Nené, Talles (ex-Torrense) e Guilherme Neiva (ex-Oliveira do Hospital).
Saídas: Guillermo Ochoa, Fernando Fonseca, Jorge Teixeira, Eric Veiga, Tomás Tavares, Rafael Rodrigues, Gustavo Assunção, Lucas Fernandes, Lucas Piazón, Aburjania, Vasco Lopes (Radomiak Radom, Pol), Zé Luís, Gerson Rodrigues, Yair Mena e Rodrigo Ribeiro (Sporting).