Após o apagão que causou procura elevada por água, leite e velas, os estabelecimentos reabasteceram as prateleiras e retomaram a operação total, com a população a agir com civismo.
Num cenário de elevado desafio, a maioria dos mais de 2.250 estabelecimentos associados à Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) manteve-se aberta durante a segunda-feira, apesar do apagão que atingiu Portugal e Espanha desde as 11:30. O reabastecimento das lojas foi concluído e, hoje, as prateleiras encontram-se novamente completas.
O secretário-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, destacou que, mesmo com a procura extraordinária por produtos essenciais como água, leite e velas, a população demonstrou um comportamento exemplar, sem atitudes de pânico ou desrespeito cívico. O responsável da APED referiu que foram registadas apenas "situações residuais", nomeadamente a perda de alguns produtos, sobretudo nas áreas onde a gestão da cadeia de frio não foi suficientemente assegurada.
O caso está a ser acompanhado juntamente com o Governo e a Autoridade de Segurança Económica e Alimentar (ASAE), de forma a mitigar os efeitos da interrupção no abastecimento elétrico, que também afetou aeroportos, transportes e o abastecimento de combustíveis. Para a E-Redes, o serviço encontra-se totalmente normalizado, permitindo assim um retorno à rotina dos consumidores.