Economia

Nova Câmara do Comércio impulsiona laços económicos na lusofonia

há 5 horas

A entidade, que nasceu em Portugal, pretende mapear e envolver empresários das diásporas para estreitar relações económicas com base na língua portuguesa.

Nova Câmara do Comércio impulsiona laços económicos na lusofonia

Paulo Sande, presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Lusofonia e das Diásporas (CCILD), revelou que a prioridade imediata da nova instituição é "conhecer para depois convencer" os empresários das diásporas a investirem na lusofonia.

Durante a sessão de lançamento, realizada na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, Sande explicou que a iniciativa visa identificar empresários, investidores e empreendedores com capacidade para dinamizar negócios em diversos territórios, privilegiando a ligação que proporciona a partilha do idioma.

O dirigente destacou que a Câmara pretende reforçar as relações económicas não só entre os Estados lusófonos, mas também com os povos das diásporas, que representam uma força esquecida e cheia de potencial. Segundo Sande, este mapeamento inicial, complementado por parcerias institucionais com câmaras de comércio em diversas regiões, será fundamental para impulsionar projetos de desenvolvimento orientados pelo português.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, através de uma mensagem em vídeo, elogiou a abrangência do projeto, sublinhando os objetivos ambiciosos da nova Câmara. Paralelamente, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, assinalou que a iniciativa reforça o pilar económico da comunidade lusófona, oferecendo oportunidades nas áreas de capacitação, negócios, comércio e investimento.

Tags:
#Lusofonia #InvestimentoLuso #InovaçãoEconómica