Economia

INE adia divulgação dos dados económicos e inflação devido a interrupção de energia

há 4 horas

Devido a uma falha no fornecimento elétrico, o INE adia alguns dados estatísticos, incluindo crescimento económico e inflação, para 2 de maio, mantendo outros prazos previstos.

INE adia divulgação dos dados económicos e inflação devido a interrupção de energia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou o adiamento da divulgação de três indicadores estatísticos – a estimativa rápida do crescimento da economia através da variação do Índice de Preços no Consumidor em abril, as Contas Nacionais Trimestrais do primeiro trimestre e o Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio – para o dia 2 de maio. O motivo apontado foi uma falha generalizada no fornecimento elétrico que impediu a conclusão dos trabalhos previstos para os dias anteriores.

Em simultâneo, foram mantidos os prazos para a publicação de dois outros indicadores: a atividade turística e as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego referentes a março, que permanecem agendados para esta quarta-feira.

O apagão, que afetou Portugal e Espanha a partir das 11:30 da segunda-feira, resultou em cancelamentos de voos, congestionamentos nos transportes e nas grandes cidades, além de escassez de combustíveis. O operador de rede E-Redes confirmou que o serviço já se encontra completamente normalizado.

Tags:
#Economia #INE #FalhaEnergetica