Nova sondagem indica que a AD lidera com 34,8% dos votos e o PS segue com 28,1%, enquanto a IL salta de 6% para 7,4%, marcando um forte crescimento eleitoral.
Numa sondagem recente realizada pela Pitagórica para a TVI/CNN Portugal, Jornal de Notícias e TSF, a alternativa democrática (AD) angaria 34,8% das intenções de voto para as eleições legislativas de 18 de maio, superando ligeiramente a liderança anterior.
O Partido Socialista (PS) regista 28,1%, enquanto o Chega alcança 15,2% e a Iniciativa Liberal (IL) destaca-se ao subir de 6% para 7,4%, o salto mais expressivo entre os partidos inquiridos. O Livre soma 4,4%, seguido pelo Bloco de Esquerda com 4,15% e pela CDU com 3,5%, ficando o PAN e o ADN com 0,6% e 0,7%, respetivamente.
O cenário político ganhou nuances inéditas após o início de uma crise em fevereiro, quando se questionou a gestão da empresa Spinumviva, ligada a Luís Montenegro, líder da AD. Entre controvérsias, o episódio envolvendo a Solverde e moções de censura de Chega e PCP, culminou com a proposta de uma moção de confiança pelo primeiro-ministro em 5 de março – voto que foi rejeitado por vários partidos e pela deputada do PAN. Este processo levou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocar novas eleições legislativas.