Política

Debate Acirrado sobre o SNS: Melhoria ou Retrocesso?

há 8 horas

Políticos divergem sobre a situação do SNS, com o Governo a afirmar progressos enquanto a oposição denuncia um agravamento na saúde pública.

Debate Acirrado sobre o SNS: Melhoria ou Retrocesso?

Num cenário de tensão no panorama nacional, os arguidos avanços no Serviço Nacional de Saúde (SNS) pelo Governo têm sido contestados pela oposição. Enquanto o primeiro-ministro Luís Montenegro defende que a situação é melhor do que no ano anterior, críticos, como o líder do PS, Pedro Nuno Santos, afirmam que os problemas se intensificaram, evidenciados pelo aumento no número de serviços de urgência encerrados e situações alarmantes, como partos realizados em ambulâncias.

Pedro Nuno Santos acusou o primeiro-ministro de evitar responsabilidades, sublinhando que, apenas no último sábado, sete serviços de urgência ficaram de portas fechadas, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo. Em simultâneo, o líder socialista apelou à mobilização dos cidadãos para as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, defendendo a necessidade de um Governo progressista e mais justo.

Em resposta, Luís Montenegro afirmou que, apesar de não haver uma solução completa, estão a ser implementadas medidas que permitem reduzir os tempos de espera para consultas e cirurgias, através de maiores investimentos e de um esforço contínuo para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Contudo, a oposição, representada por figuras como André Ventura (Chega), Rui Tavares (Livre), Paulo Raimundo (PCP) e Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), mantém que os benefícios alegados não se refletem na realidade diária dos utentes, evidenciando outros problemas, tais como a contínua desvinculação de recursos para o setor privado e os elevados custos dos serviços hospitalares.

Tags:
#SNSEmDebate #SaúdeEmCrise #MudançaJá