Tech

Sonda soviética Kosmos-482 poderá cair na Terra na próxima semana

há 18 horas

A sonda Kosmos-482, lançada em 1972, pode reentrar na atmosfera terrestre em breve, mas o risco para a população é considerado muito baixo por especialistas.

Sonda soviética Kosmos-482 poderá cair na Terra na próxima semana

A Kosmos-482, uma sonda que integra uma missão da União Soviética lançada em 1972, está prestes a reentrar na atmosfera da Terra após ter permanecido na órbita terrestre durante cinco décadas.

De acordo com o cientista neerlandês Marco Langbroek, a previsão é que esta reentrada aconteça na próxima semana, especificamente no dia 10 de maio. Langbroek destaca que, sendo a Kosmos-482 projetada para estudar a superfície de Vénus, existe a possibilidade de que a sonda suporte as intensas temperaturas que encontrará durante a sua queda.

Ainda se desconhece o local exato onde a Kosmos-482 poderá despenhar-se. Contudo, segundo Langbroek, em declarações ao The Guardian, as probabilidades de que isso represente um perigo para pessoas são extremamente reduzidas.

“O risco é comparável ao de um meteorito a cair aleatoriamente, que ocorrem anualmente. Na verdade, é mais provável que mate uma pessoa ser atingida por um relâmpago durante a sua vida”, declarou o especialista.

Tags:
#Kosmos482 #Espaço #Ciência