Situação Crítica de Incêndios: 1.002 Operacionais Mobilizados
Em Portugal, 38 ocorrências de incêndios ativos mobilizam 1.002 operacionais e 309 veículos, com a previsão de reforço aéreo a chegar na próxima semana.

O comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, fez um balanço preocupante da situação dos incêndios rurais em Portugal continental, revelando que, até às 17h00 de hoje, foram identificadas 55 ocorrências, das quais 22 iniciaram durante a noite.
As áreas mais críticas incluem Trancoso (serra da Estrela), Vila Boa (Sátão), Piódão (Arganil), Candal (Sabugal), Pêra do Moço (Guarda), Poiares (Freixo de Espada à Cinta), Aldeia de Santo António (Sabugal), Sortelha (Sabugal), Vilarinho (Tarouca) e Mirandela (Trás-os-Montes).
Mário Silvestre afirmou que estão em fase de resolução, conclusão e vigilância 38 ocorrências, envolvendo um total de 1.002 operacionais, suportados por 309 veículos e 11 meios aéreos.
Relativamente a possíveis falhas no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), o comandante garantiu que, desde a identificação dos problemas, não ocorreram novos constrangimentos.
Além disso, os dois aviões Fire Boss, que foram adquiridos na Suécia, deverão chegar na próxima segunda-feira, com operações a iniciar na terça-feira, após um atraso na entrega.
Por último, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou que o Governo decidiu prolongar por mais 48 horas a situação de alerta devido aos incêndios, com o prazo inicial a expirar às 23h59 de hoje.