Revolução no Jeep Compass: mais eficiente e sustentável
O Jeep Compass, sucesso da marca, recebe uma atualização em 2025, destacando-se pela aerodinâmica superior e novas motorização elétricas e híbridas.

Lançado há quase duas décadas, o Jeep Compass passa por uma renovação significativa em 2025. Este novo modelo é o mais aerodinâmico já criado para o mercado europeu, com uma forte aposta em motorizações elétricas e híbridas, denotando um compromisso com a sustentabilidade.
Desenvolvido na plataforma STLA Medium da Stellantis, o Compass reflete a diversidade do grupo, com equipas de design e engenharia a trabalharem em conjunto desde a Europa e os Estados Unidos da América. O veículo combina as tradicionais proporções verticais da Jeep com uma eficiência aerodinâmica aprimorada, incorporando inovações como um fundo totalmente plano e as Active Grille Shutters (AGS) no para-choques, que se fecham quando o arrefecimento não é necessário.
As jantes foram desenhadas para otimizar a aerodinâmica, mantendo-se robustas, enquanto a traseira apresenta arestas bem definidas, um spoiler no tejadilho e cortinas de ar nos arcos das rodas. O novo modelo apresenta uma melhoria de 10% no coeficiente de arrasto, afirmando-se como o "mais aerodinâmico de sempre no mercado europeu", segundo a marca.
Em termos de motorização, o Compass oferece variantes elétricas e híbridas. A versão totalmente elétrica (BEV) disponibiliza uma autonomia de até 650 km, equipada com uma bateria de 74 kWh que pode recarregar de 20% a 80% em menos de 35 minutos, gerando 213 cv de potência e 345 Nm de binário.
A opção híbrida plug-in conta com tração às quatro rodas e até 56 km de autonomia elétrica, somando uma potência combinada que pode chegar aos 240 cv. Já a motorização e-Hybrid oferece 145 cv (sendo 136 cv provenientes de um motor a gasolina), com uma bateria de 0,9 kWh e uma potência elétrica de 28 cv, com a vantagem de não necessitar de recarga.
O interior do novo Jeep Compass, tanto na versão elétrica como na híbrida, revela-se espaçoso e confortável. Destacam-se um painel de instrumentos digital de 10 polegadas e um display de 16 polegadas para o sistema de infoentretenimento. A variante híbrida plug-in é equipada com um painel TFT de 10,25 polegadas e um ecrã tátil de 10,1 polegadas.
Federico De Medio, Global Program Vehicle Synthesis Manager do novo Jeep Compass, comentou: "O novo Compass é mais do que uma evolução; é uma revolução na forma como abordamos a eficiência e o desempenho. Com a inclusão de soluções aerodinâmicas avançadas desde os primeiros esboços, criámos um veículo que proporciona uma redução substancial do arrasto, maior autonomia e melhor economia de combustível em toda a gama, permanecendo fiel ao ADN da marca Jeep".