Auto

Renault enfrenta colossal prejuízo na sua participação na Nissan

A Renault irá registar uma perda pontual de 9,5 biliões de euros devido à sua participação na Nissan, que também atravessa um período difícil com previsões de despedimentos massivos.

01/07/2025 21:05
Renault enfrenta colossal prejuízo na sua participação na Nissan

No mais recente desenvolvimento das relações entre a Renault e a Nissan Motor, a fabricante francesa anunciou que irá sofrer um prejuízo de 9,5 biliões de euros relativo à sua participação no construtor japonês.

Segundo informações da agência Reuters, a Renault está a implementar um gradual desinvestimento na Nissan, da qual possui actualmente 35,7% do capital, dos quais 18,65% são detidos através de um fundo.

Este prejuízo será oficialmente contabilizado nos resultados do primeiro semestre de 2023, a serem divulgados a 31 de julho. A partir de agora, o valor da participação na Nissan passará a ser determinado com base no preço das suas ações. Esta alteração, no entanto, não afectará a colaboração entre as duas empresas e os seus projectos conjuntos.

Por sua vez, a Nissan tem visto uma significativa diminuição nas suas vendas, levando o novo diretor-executivo Ivan Espinosa a anunciar, em abril, a intenção de despedir milhares de colaboradores, o que representa uma redução de 15% da mão-de-obra a nível global. Além disso, a marca planeia fechar sete fábricas para tentar economizar mais de três biliões de euros em custos operacionais.

Recentemente, a Reuters também relatou que a Nissan pretende despedir 250 trabalhadores na sua planta em Sunderland, no Reino Unido, e está a solicitar permissão aos fornecedores para adiar pagamentos, visando desbloquear fundos a curto prazo.

#Renault #Nissan #PrejuízoMilionário