Redações incentivadas a fazer pausa em apoio aos trabalhadores da TiN
O Sindicato dos Jornalistas convoca a classe para fazer uma interrupção breve na quinta-feira em solidariedade aos jornalistas da Trust in News com salários em atraso.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lançou um apelo às redações para que, na próxima quinta-feira, realizem uma pausa solidária de cinco a dez minutos em apoio aos colaboradores da Trust in News (TiN), que se encontram com salários em atraso.
Em comunicado, o SJ destacou que “o desafio não é apenas para os colegas da TiN; a luta deles é nossa”, referindo que a situação dos trabalhadores vai além das dificuldades individuais, tocando a todos os cidadãos e jornalistas. “O que está em jogo é a dignidade da profissão”, sublinhou.
Na sexta-feira, os colaboradores da TiN, que se encontram em greve desde 20 de junho, decidiram em plenário continuar a paralisação até que as suas remunerações e subsídios em atraso sejam regularizados. Clara Teixeira, delegada sindical da Visão, informou à Lusa que a greve, aprovada por uma ampla maioria, permanece indefinida, com 44 dos 55 presentes a votarem a favor.
Os trabalhadores reivindicam o pagamento de 75% do salário de maio, além dos subsídios de refeição correspondentes a maio e junho e os subsídios de férias. Apesar da greve, a revista Caras chegou às bancas com um dia de atraso, enquanto a Visão foi publicada como previsto, embora em versão reduzida.
A TiN, fundada em 2017, é responsável por 16 meios de comunicação, tanto impressos como digitais, e a situação atual levanta preocupações sobre a sustentabilidade do setor.