Queda nas vendas de automóveis na Europa: menos 0,6% até maio
O mercado automóvel europeu apresenta uma descida de vendas de 0,6% em relação ao mês anterior, mas uma melhoria de 1,6% face a maio de 2024, com destaque para a ascensão dos híbridos e elétricos.

Até ao final de maio, as vendas de automóveis na União Europeia (UE) registaram uma diminuição de 0,6% em comparação com o mês anterior. Contudo, se olharmos para o mesmo mês do ano passado, há uma melhoria de 1,6%. No total, foram vendidos 926.582 veículos na UE em maio de 2025, superando as 911.581 unidades do mesmo mês em 2024, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Os veículos elétricos a bateria alcançaram uma quota de mercado de 15,4% em maio de 2025, subindo em relação aos 12,1% registrados um ano antes. Por outro lado, os veículos híbridos elétricos mantêm-se como os preferidos dos consumidores, representando 35,1% do mercado.
A Tesla, fabricante norte-americana de veículos elétricos, viu suas vendas na UE caírem 40,5% em maio em relação ao ano anterior, totalizando 8.729 unidades. No total dos primeiros cinco meses do ano, as vendas desceram 45%, resultando em 50.413 unidades e uma quota de mercado de apenas 1,1%, comparado a 2% no período homólogo de 2024. Esta diminuição contrasta com a tendência de crescimento do mercado de veículos elétricos na Europa, impulsionado por normas mais rigorosas de emissões.
Nos cinco primeiros meses de 2025, as vendas de novos veículos elétricos a bateria somaram 701.089 unidades, representando 15,4% do mercado. Dos quatro maiores mercados da UE, três apresentaram um aumento considerável: a Alemanha (43,2%), a Bélgica (26,7%) e os Países Baixos (6,7%). Apenas a França registou uma queda de 7,1%.
Os registros de veículos elétricos híbridos na UE também apresentaram um crescimento expressivo, alcanzando 1.601.090 unidades, com destaque para a França (38,3%), Espanha (34,9%), Itália (13,8%) e Alemanha (12,1%). Os híbridos 'plug-in' atingiram 375.182 unidades em maio, com um aumento significativo em países como a Alemanha (52,8%) e a Espanha (66,6%).
Até ao final de maio de 2025, as vendas de veículos a gasolina caíram 20,2%, com a França a assinalar a maior diminuição (-34,3%), seguida pela Alemanha (-26,1%), Itália (-15,4%) e Espanha (-13,3%). Com 1.305.525 novos veículos registados até à data, a quota de mercado dos modelos a gasolina desceu de 35,6% para 28,6%.
Os veículos a diesel também sofreram um declínio de 26,6%, resultando numa quota de apenas 9,5% até maio de 2025.