ANEPC distribui SMS à população informando que o restabelecimento da energia avançará gradualmente, enquanto as equipas acompanham a situação e asseguram serviços essenciais.
Hoje, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou um SMS à população, informando que a reposição do fornecimento elétrico está a ser efetuada de forma progressiva. “Com a serenidade de todos, garantiremos os serviços essenciais e a normalização da situação nas próximas horas”, afirma a mensagem.
Desde as 13:30, o Centro de Coordenação Operacional Nacional, composto pelas entidades que atuam em proteção e socorro, reuniu-se na sede da ANEPC para monitorizar a situação da falta de energia em Portugal Continental, sob a presidência do secretário de Estado da Proteção Civil.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou que ocorreu um corte generalizado na Península Ibérica e que os planos de restabelecimento por etapas já estão em vigor. O apagão iniciou às 11:30 em Lisboa, mantendo-se até às 20:30.