Primeira edição do concurso de fotografia aérea distinguiu talentos globais
Joanna Steidle é a vencedora da inaugurada competição de fotografia aérea, que contou com 1.549 participantes de todo o mundo. Conheça as imagens que deslumbraram o júri.

A norte-americana Joanna Steidle foi coroada como vencedora da primeira edição do concurso ‘International Aerial Photographer of the Year’, que atraiu um total de 1.549 concorrentes de diversas partes do mundo. Na lista dos melhores, o espanhol Daniel Viñé Garcia e o norte-americano David Swindler destacam-se na segunda e terceira posições, respetivamente.
Joanna expressou a sua paixão pela fotografia aérea, afirmando: “A fotografia aérea oferece tantas possibilidades ainda não exploradas. Todos os dias são emocionantes, pois procuro temas e momentos únicos. Tento manter-me afastada do vulgar. Vivo numa paisagem muito plana, pelo que as imagens de cima para baixo se tornaram um tema muito presente nas minhas fotografias, o que, por acaso, funciona bem com a minha paixão pela vida marinha.”
Além do prémio principal, o australiano Ignacio Palacios conquistou o título de Fotografia do Ano, enquanto Talor Stone, dos EUA, e Thomas Vijayan, do Canadá, também se destacaram nas colocações seguintes.
Os organizadores do concurso, Peter Eastway e David Evans, assinalaram que os prémios incluem categorias especiais para fotografias a preto e branco, de drone e abstratas, bem como uma seleção feita pelo presidente do júri, formado por Tom Hegen, Tom Putt e Isabella Tabacchi.
Este concurso surge como uma nova adição aos ‘International Landscape Photographer of the Year’, após uma década de reconhecimento deste último. Com uma única regra – que as imagens sejam capturadas por uma pessoa real, sem o auxílio de inteligência artificial – o evento promete ser um espaço inclusivo para várias expressões fotográficas.
As candidaturas foram variadas, destacando-se imagens de saltadores-do-lobo a gorilas, todos captados com um olhar único. Os juízes salientaram a diversidade e qualidade das fotografías, refletindo a intenção de premiar um conjunto amplo, que realce a beleza da Mãe Natureza de diferentes formas e técnicas.
Para alcançar uma posição entre as 101 melhores fotografias do concurso e ver os seus trabalhos publicados no livro oficial da competição, os participantes precisaram de uma pontuação mínima de 86,67, um desafio que demonstrou a elevada qualidade das obras submetidas.
Explore algumas das imagens premiadas na galeria acima.