Após apagão que afetou Portugal e Espanha, o Porto de Leixões voltou a operar integralmente às 23h de segunda-feira, graças ao esforço coletivo e procedimentos manuais.
O Porto de Leixões está de volta ao funcionamento habitual desde as 23h de segunda-feira, depois de ter sido afetado pelo apagão que atingiu a Península Ibérica. Durante a falha, os serviços foram geridos manualmente e através de processos em papel, com o apoio de todos os intervenientes.
Num comunicado da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), foi referido que o sistema da Janela Única Logística (JUL) ficou inoperativo, obrigando os despachos a serem efetuados de forma presencial. Apesar dos desafios, as operações portuárias foram mantidas com a colaboração de todos os agentes económicos e parceiros.
A APDL expressou o seu agradecimento a todos os membros da Comunidade Portuária, sublinhando a importância do esforço conjunto para a continuidade dos serviços. O apagão, que se iniciou por volta das 11h30 de segunda-feira e afetou tanto Portugal como Espanha, resultou ainda em aeroportos encerrados, trânsito congestionado e escassez de combustíveis. Mais tarde, a E-Redes confirmou a total normalização do fornecimento elétrico.