Após o apagão de segunda-feira, os aeroportos enfrentaram caos com voos cancelados e atrasados. Descubra os direitos dos passageiros e os apoios que as companhias são obrigadas a fornecer.
Caos nos Aeroportos
O apagão enfrentado na manhã de segunda-feira desencadeou uma situação de caos pelos aeroportos nacionais, resultando em um elevado número de voos atrasados ou cancelados, e afetando inúmeros passageiros.
De acordo com a AirHelp, para estes casos, em que os problemas se devem a circunstâncias fora do controlo das companhias aéreas e dos aeroportos, os passageiros não têm direito a compensação financeira. Se um voo tiver um atraso superior a três horas ou for cancelado, os viajantes não podem exigir indemnização.
Contudo, as companhias aéreas continuam obrigadas a prestar apoio durante o período de perturbação, como oferecer refeições, alojamento e outros apoios necessários.
A AirHelp ainda recomenda que os passageiros guardem todos os cartões de embarque, recibos de refeições, bebidas e alojamento, pois estes documentos podem ser essenciais para agilizar um eventual processo de reclamação.