Parlamento homenageia Diogo Jota e irmão com voto de pesar
O presidente da Assembleia da República revelou que será aprovado um voto de pesar na sexta-feira pela trágica morte do futebolista Diogo Jota e do seu irmão André Silva.

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou hoje em Berna, Suíça, que o parlamento vai aprovar na próxima sexta-feira um voto de pesar, em honra do falecido futebolista internacional português Diogo Jota e do seu irmão, André Silva.
Durante a sua declaração, o presidente expressou a sua profunda tristeza pela morte destes jovens, resultante de um “acidente de viação brutal” em Espanha, que deixou o desporto nacional em luto. “Este é um dia muito triste para todos nós”, afirmou, sublinhando que Diogo Jota sempre representou a seleção portuguesa com orgulho e dedicação, sendo um exemplo para sucessivas gerações.
“Na sexta-feira, apresentarei um voto de pesar no parlamento para prestar homenagem a estes dois jovens e ao legado que deixam no desporto nacional”, afirmou Aguiar-Branco.
Pela manhã, o presidente já tinha demonstrado a sua consternação pela perda de Jota e Andrade Silva, considerando ambos uma grande perda para o futebol em Portugal. Essa mensagem foi divulgada através da conta oficial da Assembleia da República na rede social X (antigo Twitter).
Diogo Jota, com 28 anos, e o irmão de 25 anos, morreram na A52, em Cernadilla, na região de Zamora, Espanha. Jota, jogador do Liverpool, conquistou diversas títulos, incluindo uma Liga Inglesa e duas Taças da Liga. Com a seleção nacional, obteve 49 internacionalizações e duas Ligas das Nações.
Formado no Gondomar e no Paços de Ferreira, Jota teve uma passagem pelo FC Porto, antes de se destacar em clubes como o Wolverhampton e o Liverpool.