Mundo

Paquistão elimina 54 insurgentes e responsabiliza Índia por apoio terrorista

há 13 horas

O exército paquistanês afirma ter abatido 54 insurgentes que tentaram entrar no país via fronteira afegã, acusando a Índia de os financiar e intensificando tensões bilaterais.

Paquistão elimina 54 insurgentes e responsabiliza Índia por apoio terrorista

O Exército do Paquistão anunciou que, numa operação cuidadosa e decisiva, foram abatidos 54 insurgentes que tentaram infiltrar-se no território através da fronteira com o Afeganistão. Segundo comunicado oficial, os indivíduos visavam implementar atividades terroristas de alto nível e operavam sob as ordens de comandantes estrangeiros, de acordo com os serviços de informação.

Na mesma declaração, o comando militar referiu ao grupo como Fitna al Khwarij (FAK), designação atribuída aos talibãs paquistaneses, evidenciando a sua ligação direta a operações hostis. O exército também imputou à Índia o apoio aos insurgentes, classificando as acusações contra o Paquistão como infundadas.

Os confrontos ocorreram ao longo das duas últimas noites no distrito tribal de Waziristão do Norte, situado na província de Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste do país. Este episódio ocorre num contexto de crescente tensão entre Paquistão e Índia, que se traduz na redução das relações bilaterais através de expulsões diplomáticas, anulação de vistos e o encerramento da fronteira terrestre, agravado também pelo recente ataque na região da Caxemira controlada pela Índia.

Tags:
#TensaoAsia #CriseDiplomatica #SegurancaNacional