Vídeo inédito, gravado em janeiro na Casa Santa Marta, revela os conselhos do Papa aos jovens para aprender a ouvir e valorizar a experiência dos mais velhos.
No último domingo foi divulgado um vídeo inédito do Papa Francisco, partilhado após a sua morte a 21 de abril. Nestas imagens, gravadas a 8 de janeiro com um telemóvel na Casa Santa Marta, o pontífice, trajando roupas casuais, dirige-se aos jovens participantes das Oficinas de Escuta.
"Rapazes e raparigas, uma das lições mais importantes é aprender a ouvir. Quando alguém se dirige a vocês, esperem o fim da fala para compreenderem bem o que se quer transmitir e, só depois, responder. O verdadeiro segredo reside na capacidade de escutar."
O Papa prosseguiu, salientando a importância de prestar atenção às pessoas e à sabedoria dos avós: "Observem bem as pessoas e recordem-se que metade da explicação vai perdida se não se ouvir atentamente. A escuta contribui para a paz. E nunca se esqueçam dos avós, pois eles têm muito a ensinar."
Francisco, natural de Buenos Aires (Argentina) e o primeiro jesuíta e latino-americano a liderar a Igreja Católica, deixou este testemunho que reforça o valor da escuta e do respeito. O seu legado perdura mesmo após os 12 anos de pontificado, tendo a sua última aparição pública sido no Domingo de Páscoa, no Vaticano.