Mundo

Novo Governo Alemão: Reformas e Novos Nomes na Equipa Ministral

há 4 horas

A modernização do Estado terá um foco renovado com novos ministérios no governo de Friedrich Merz, que se apresenta com surpresas na sua composição ministerial e novas áreas de gestão.

Novo Governo Alemão: Reformas e Novos Nomes na Equipa Ministral

O novo governo alemão, sob a liderança do conservador Friedrich Merz, que tomará posse a 6 de maio, apresenta uma lista intrigante de ministros, marcada pela inclusão de novas pastas. Pela primeira vez, a digitalização e a modernização do Estado, bem como o Desporto e Voluntariado, terão ministeriais próprios.

A União Democrata-Cristã (CDU) e a sua irmã bávara, a CSU, já revelaram as identidades dos 10 ministros que integrarão este novo executivo, triunfantes nas eleições de fevereiro. Por outro lado, o Partido Social-Democrata (SPD), parte da coligação, anunciará a sua seleção final no dia 5 de maio.

Lars Klingbeil, co-líder do SPD, será nomeado para as Finanças, acumulando também o cargo de vice-chanceler. Apesar do desempenho menos favorável do SPD nas últimas eleições, Klingbeil destacou-se nas negociações da coligação.

Até ao momento, este é o único nome do SPD conhecido, cuja responsabilidade abrangerá as pastas da Defesa, Trabalho e Assuntos Sociais, Justiça, Proteção do Consumidor, Meio Ambiente, Proteção Climática, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear, assim como Cooperação e Desenvolvimento Económico, Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção.

Thorsten Frei foi escolhido para a Chancelaria, posicionando-se como um dos principais aliados de Merz e conhecido pela sua posição firme sobre a política de asilo. Ele terá um papel vital em assegurar uma administração coesa e manter diálogo com os estados federais.

Uma das surpresas da nova equipa é Katherina Reiche, da CDU, que assume o ministério da Economia e Energia. Com uma formação em química, já passou por diversos cargos no setor público e privado, destacando-se recentemente como diretora da Westenergie.

Alexander Dobrindt, da CSU, ficará responsável pelo Ministério do Interior, onde é conhecido pelas suas opiniões conservadoras e ênfase em políticas de ordem pública.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros será dirigido por Johann Wadephul, da CDU, um advogado com vasta experiência em segurança e relações internacionais, bem como em funções na NATO.

O departamento de digitalização e modernização do Estado será no entanto liderado por Karsten Wildberger, um independente com experiência no setor tecnológico, enquanto a CDU também nomeou Patrick Schnieder para os Transportes e Karin Prien para a Educação e Família. A escolha de Nina Warken para a Saúde, uma figura menos conhecida, também despertou curiosidade.

A CSU atribuiu ainda as pastas da Investigação e Tecnologia a Dotothee Bär e da Agricultura a Alois Rainer. Na inovação da estrutura governamental, o cargo de ministro do Desporto e Voluntariado será ocupado por Christiane Schenderlei, uma filósofa com formação na área do voluntariado, mas que é relativamente nova no ambiente esportivo.

Tags:
#GovernoAlemão #NovasPastas #ReformasPolíticas