O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chegou hoje a Praga para um encontro com o seu homólogo checo, Petr Pavel, onde discutirão o apoio militar à Ucrânia e possíveis acordos de paz.
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, aterrou em Praga ao meio-dia de hoje, numa visita inesperada para se encontrar com o presidente checo, Petr Pavel. O líder ucraniano foi recebido no aeroporto pelo Ministro das Relações Exteriores da República Checa, Jan Lipavsky, que partilhou nas redes sociais um momento de calorosa recepção, posando para uma foto ao lado de Zelensky e da primeira-dama, Olena Zelenska.
“Hoje, no aeroporto de Praga, tive o prazer de dar as boas-vindas ao presidente Zelensky, um verdadeiro líder do mundo livre”, escreveu Lipavsky, que pertence ao partido liberal-conservador ODS do primeiro-ministro Petr Fiala.
De acordo com um comunicado no site oficial da presidência, o encontro entre Zelensky e Petr Pavel decorrerá esta tarde no histórico Castelo de Praga. Pavel, anteriormente, expressou a importância de apoiar a Ucrânia com mais do que apenas munições, sugerindo a possibilidade de um contingente de tropas para supervisionar um potencial acordo de paz.
O presidente ucraniano reiterou hoje a necessidade de um cessar-fogo “real”, afirmando que Kyiv está pronta para avançar com a declaração se a trégua durar pelo menos um mês, o que permitiria iniciar conversações para a paz.