Mundo

Netanyahu defende eliminação total das bases nucleares iranianas

há 7 horas

Em discurso em Jerusalém, Benjamin Netanyahu insiste na necessidade de destruir as infraestruturas nucleares do Irão, proibindo mísseis balísticos e o enriquecimento de urânio.

Netanyahu defende eliminação total das bases nucleares iranianas

Jerusalém, Israel, 27 de abril de 2025 – O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reiterou hoje a sua posição intransigente quanto à eliminação das infraestruturas do programa nuclear do Irão. Durante um discurso na capital, destacou que qualquer acordo nuclear deverá impedir que Teerão adquira mísseis balísticos, impedindo também o enriquecimento de urânio, razão pela qual o país não poderá desenvolver armas nucleares.

Esta declaração sucede o encerramento, em Omã, de uma terceira ronda de negociações entre os Estados Unidos e o Irão sobre o mesmo tema. Netanyahu afirmou que, através de ações públicas e secretas, Israel já conseguiu atrasar o desenvolvimento nuclear iraniano por quase uma década.

Apesar das suspeitas dos países ocidentais e de Israel quanto às intenções militares do Irão, Teerão defende que o seu programa é meramente civil, destinado à produção de energia. O acordo internacional alcançado em 2015 perdeu força após a retirada dos Estados Unidos em 2018, sob a gestão de Donald Trump, que recentemente apelou a novas negociações e advertiu de uma possível ação militar se a diplomacia se revelar ineficaz.

Tags:
#SegurançaGlobal #DiplomaciaTensa #CriseNuclear