Economia

Navigator destina 30 milhões a modernização na unidade de Setúbal

há 2 horas

A empresa The Navigator Company revelou um investimento de 30 milhões de euros para reformular a máquina PM3, fortalecendo a sua competitividade no setor europeu de papéis para embalagens flexíveis.

Navigator destina 30 milhões a modernização na unidade de Setúbal

A The Navigator Company anunciou hoje a aprovação de um investimento significativo de 30 milhões de euros, destinado à reconversão da sua máquina PM3 (Paper Machine nº3), situada no complexo industrial de Pasta, Papel e Packaging em Setúbal.

Segundo a empresa, esta modernização permitirá a produção de papéis com gramagens variando entre 30 e 90 gramas por metro quadrado, alinhando-se com as exigências por soluções mais sustentáveis.

A nova linha de produção deverá começar a operar no terceiro trimestre de 2026, com uma capacidade anual de 100 mil toneladas e mantendo a versatilidade necessária para fabricar papéis de impressão e escrita.

A Navigator tem reforçado a sua posição global sob a marca gKRAFT, ao oferecer alternativas sustentáveis às embalagens de plástico de origem fóssil, utilizando matérias-primas provenientes de "florestas plantadas e geridas de forma responsável".

Com essa reconversão, a empresa prevê uma transição suave entre a produção de papéis de impressão e de embalagens, permitindo uma adaptação rápida às necessidades do mercado.

A nova máquina PM3, que é uma Valmet com largura de 4,55 metros e uma velocidade de 1.160 metros por minuto, foi instalada em 1990 e já passou por várias atualizações em anos anteriores (1997, 2003, 2007 e 2018), posicionando-se agora como uma das maiores e mais competitivas da Europa na produção de papéis de baixas gramagens, consolidando assim a Navigator como a quarta maior produtora deste segmento.

Tags:
#Sustentabilidade #InovaçãoIndustrial #NavigatorCompany