País

Multidão presta homenagem a José Pedro Alves da Silva em Maputo

há 6 dias

Hoje, a Igreja de Santo António da Polana em Maputo recebeu centenas de pessoas numa missa em memória de José Pedro Alves da Silva, português assassinado na cidade.

Multidão presta homenagem a José Pedro Alves da Silva em Maputo

Um elevado número de pessoas congregou-se na Igreja de Santo António da Polana, em Maputo, para prestar tributo a José Pedro Alves da Silva, um cidadão português que perdeu a vida após ser alvejado na última sexta-feira enquanto estava dentro do seu veículo.

Joana Zefanias, colaboradora da SOTUBOS, empresa que era dirigida por José, destacou a sua competência e liderança. "Ele era um bom administrador, e nunca nos passou pela cabeça que a companhia enfrentasse dificuldades financeiras", expressou à Lusa.

A tragédia ocorreu na cidade da Matola, nos arredores de Maputo, por volta das 13:00 horas locais. O português foi atingido no peito por indivíduos que se encontravam em outro carro, numa aparente tentativa de roubo, conforme informou a polícia moçambicana, afastando a possibilidade de se tratar de um rapto. Relatou-se que José Pedro transportava quantias significativas de dinheiro no momento do ataque.

A missa foi um momento de recordação, onde os presentes usaram camisetas com a célebre frase de José em relação à sua filosofia de trabalho: "Continuaremos a evoluir a 1% por dia." Joana Zefanias, que ostentava a camisa, recordou o encorajamento constante de José, afirmando: "Ele fazia-nos querer aprender mais e eu sou grata por ter tido a oportunidade de trabalhar com ele."

Uma colega que preferiu manter o anonimato também expressou a sua gratidão, sublinhando a importância que José teve na sua vida profissional.

As investigações iniciais indicam que a vítima foi alvejada por disparos de pistola, mas as autoridades ainda não dispondo de muitos detalhes sobre os autores. Cláudio Armando, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), afirmou que já foram iniciadas linhas de investigação para localizar os responsáveis por este crime horrendo.

José Pedro Alves da Silva faleceu enquanto estava a ser socorrido para o Hospital José Macamo, em Maputo. Ele era membro da família Silva, com laços significativos ao Sporting de Braga, sendo filho de Alberto Silva, ex-presidente do clube e actualmente embaixador na África Austral.

As condolências foram expressas pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e pela primeira-ministra de Moçambique, que assegurou que a investigação da morte de José Pedro Alves da Silva está a ser levada a sério.

Tags:
#JustiçaParaJosé #MaputoEmLuto #HomenagemJoséPedro