País

Participação nas Eleições Antecipadas em Lisboa Atinge 79%

há 2 dias

Até às 18h00, 79% dos eleitores inscritos na Cidade Universitária exerceram o voto antecipado, revelando um aumento em relação às anteriores eleições.

Participação nas Eleições Antecipadas em Lisboa Atinge 79%

A afluência de eleitores nas eleições antecipadas que estão a decorrer na Cidade Universitária em Lisboa registou uma significativa participação de 79% até às 18h00. Esta informação foi comunicada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, às 19:10, após o encerramento das mesas de voto.

Os dados refletem a adesão de 39.259 eleitores inscritos para votar antecipadamente em mobilidade, marcando um incremento em comparação com as eleições europeias de 2024, quando a participação foi de 76% com cerca de 34 mil inscritos. “Isto demonstra um crescente envolvimento cívico dos portugueses”, destacou Moedas.

O autarca sublinhou que mais de metade dos votantes – aproximadamente 31 mil – eram não residentes em Lisboa, evidenciando a eficácia do voto em mobilidade. “Isso mostra que o sistema está a funcionar bem e deve ser mantido. É um grande desafio logístico para as câmaras municipais”, acrescentou.

Carlos Moedas também mencionou que as eleições decorreu sem incidentes. No total, 123 secções de voto foram implementadas na Cidade Universitária, incluindo locais como a Aula Magna e várias Faculdades. Entre os eleitores que optaram pelo voto antecipado estiveram personalidades políticas como João Cotrim Figueiredo e Catarina Martins.

Para estas eleições legislativas de 18 de maio, mais de 333 mil eleitores decidiram exercer o seu direito de voto de forma antecipada, estabelecendo um novo recorde desde a introdução desta modalidade.

No total, 21 forças políticas estão a concorrer: AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM, e PLS, além de partidos com listas em regiões autónomas, como MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.

Tags:
#VotoAntecipado #ParticipaçãoCívica #Eleições2024