Mundo

Milei anuncia recurso contra decisão judicial sobre a YPF

O presidente argentino, Javier Milei, irá contestar uma ordem de Nova Iorque que exige a entrega de 51% da YPF ao Estado, destacando a responsabilidade do atual governador.

30/06/2025 23:50
Milei anuncia recurso contra decisão judicial sobre a YPF

O Presidente da Argentina, Javier Milei, informou hoje que pretende interpor um recurso contra a decisão de uma juíza em Nova Iorque que obriga o Estado argentino a ceder 51% da sua participação na empresa petrolífera YPF.

No seu perfil na rede social X, Milei afirmou: "Todos os argentinos devem saber que vamos recorrer desta decisão em todas as instâncias apropriadas para defender os interesses nacionais".

A juíza Loretta Preska determinou que a Argentina deve transferir as suas ações da YPF para uma conta global de custódia num banco de Nova Iorque dentro de um prazo de 14 dias.

Embora não tenha revelado os argumentos detalhados do recurso, Milei aproveitou para criticar o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, que, em 2012, enquanto ministro da Economia do governo de Cristina Fernández, esteve envolvido na nacionalização da YPF.

Em 2023, Preska condenou a Argentina a indemnizar duas empresas, Burford e Eton Park, em 16,1 milhões de dólares. Esta condenação resultou da expropriação de 51% das ações da YPF à espanhola Repsol, sem que o Estado tivesse procedido a uma oferta pública de aquisição para os acionistas minoritários.

A disputa legal começou em 2015, após a Burford Capital e a Eton Park adquirirem os direitos de litígio de duas empresas espanholas, a Petersen Energía Inversora e a Petersen Energía, que pertenceram ao grupo argentino Petersen, que possuía na altura 25% da YPF.

A Argentina sustentou em tribunal que a lei de nacionalização de 2012 não permitia a aquisição de ações adicionais. Em sua mensagem no X, Milei responsabilizou Kicillof pela atual situação, dizendo que "passaram mais de 10 anos e os argentinos continuam a sofrer as consequências do pior governo da história".

Após o anúncio da decisão da juíza, as ações da YPF registaram uma queda de quase 5% nas negociações em Wall Street.

#EmDefesaDaArgentina #JustiçaYNacionalização #YPFemPerigo