Novo método inovador purifica água usando nanopartículas
Investigadores de Madrid apresentam abordagem sustentável para eliminar poluentes da água, utilizando nanopartículas que flutuam e facilitam a remoção.

Uma equipa de cientistas do Instituto de Ciências dos Materiais de Madrid (ICMM-CSIC) inovou ao criar um método eficaz para a descontaminação da água. Este novo processo utiliza nanopartículas que são capazes de adsorver poluentes, permitindo a sua recuperação eficiente após o tratamento.
Segundo Javier Pérez-Carvajal, um dos membros da equipa, "a presença de poluentes nas águas é um desafio urgente para a sociedade e a indústria". A utilização de nanopartículas em métodos de purificação não é nova; no entanto, a recuperação dessas partículas sempre se mostrou problemática devido ao seu tamanho nanométrico, que dificulta a sedimentação e a retenção pelos métodos convencionais.
A nova técnica envolve nanopartículas e microcristalinas de uma rede chamada "MOF", que tem estruturas porosas com alguns nanómetros. Estas nanopartículas são capazes de capturar poluentes orgânicos, formando micro objetos que flutuam à superfície da água, facilitando assim a sua remoção uma vez cumprida a sua função.
Pilar Aranda, co-autora do estudo, destaca que "os métodos tradicionais dependem de um consumo elevado de energia para a recuperação das nanopartículas", sendo que técnicas como a centrifugação e a ultrafiltração utilizam força centrífuga ou membranas, respetivamente, para separar as partículas do fluido. Essas abordagens podem ser dispendiosas e geram resíduos indesejados, como lamas.
O método desenvolvido pelo ICMM-CSIC é reconhecido pela sua sustentabilidade, pois elimina a necessidade de sistemas de centrifugação e minimiza a formação de lamas. De acordo com os investigadores, essa abordagem reduz significativamente os custos de recuperação.
Esta tecnologia já recebeu aprovação para patente prioritária na Europa e está disponível para demonstrações em laboratório, representando um passo significativo na luta contra a poluição da água.