A renomada pianista Maria João Pires apresenta concertos nos próximos meses em Portugal, Mónaco, Países Baixos, Taiwan, Japão e nos principais palcos europeus.
Maria João Pires inicia a sua intensa turnê a regresso a Portugal e segue pelo continente e Ásia com um programa diversificado. Em junho, a artista vai emocionar o público no Theatro Circo, em Braga, a 13 de junho, e no Teatro das Figuras, em Faro, a 18 de junho, passando ainda pelo Mónaco, a 22, e por Haia, nos Países Baixos, a 30 de junho.
A turnê prossegue em julho, com um recital especial a 18 de julho em Taiwan, onde interpretará o Concerto para Piano n.º 4 de Beethoven. A seguir, a pianista desloca-se para o Japão, onde oferece intervenções em Tóquio (21 de julho e novamente no dia 06 de agosto), em Hiroxima (05 de agosto) e em Osaca (07 de agosto). Salientase que, à exceção do primeiro concerto em solo japonês, as restantes atuações fazem parte dos eventos anuais pela paz realizados no país no início de agosto.
No mês de setembro, a turnê alcança Londres, a 09 de setembro, onde a intérprete junta forças a Matthias Goerne para performarem “Viagem de Inverno”, ciclo que continuará em Amesterdão, a 30 de setembro, e culminará no histórico Teatro Alla Scala, em Milão, a 05 de outubro. Desde as recentes atuações nos festivais de Mannheim e Gstaad, este dueto tem sido unanimemente aclamado pela crítica internacional.
A carreira de Maria João Pires, que celebrou os 80 anos no passado mês de julho, é marcada por espetaculares conquistas, incluindo o primeiro prémio no Concurso Internacional Beethoven (1970), um prémio do Conselho Internacional da Música da UNESCO e o conceituado Prémio Pessoa (1989). Ainda, a agenda futura prevê concertos para 2026, com passagens em Utreque nos Países Baixos e uma colaboração com o pianista canadiano Marc-André Hamelin na Filarmónica de Paris.