Ativistas em Barcelona usaram pistolas de água para protestar contra o excesso de turismo na Sagrada Família, um dos monumentos mais icónicos da cidade.
Barcelona foi palco hoje de uma ação de protesto promovida por diversos coletivos, que visa combater a massificação turística na cidade. Munidos de pistolas de água, os manifestantes interromperam a rota de um autocarro turístico, fixando uma mensagem de crítica nos vidros do veículo e bloqueando a sua passagem.
Esta iniciativa ocorre num contexto de crescente afluência turística, com dados do Observatório de Turismo de Barcelona a revelar que, em 2024, cada turista gastou, em média, 1.175 euros durante a sua estadia – um aumento de 7,3% face ao ano anterior.
Barcelona continua a albergar concentrações de visitantes em pontos estratégicos como as Ramblas, a Praça da Catalunha e, naturalmente, a Sagrada Família. Para este monumento, obra-prima de Antonio Gaudí, foi recentemente lançado um plano de ação que se estende até 2027, destinado a regular os fluxos de entrada, uma vez que as estimativas oficiais apontam para um número anual entre 18 e 22 milhões de visitantes.