O mau tempo na Madeira provocou 26 ocorrências, incluindo inundações e derrocadas, levando ao encerramento da via expresso na Ribeira Brava.
A Proteção Civil da Madeira anunciou, até às 09h30 do dia 10 de maio, o registo de 26 ocorrências em consequência das condições meteorológicas adversas, mobilizando 58 operacionais e 26 meios terrestres. A maioria dos incidentes, um total de 16, foram inundações, seguidas por seis movimentos de massas e quatro sinalizações de perigo.
O concelho da Ribeira Brava destacou-se com o maior número de ocorrências, totalizando 13, em consequência do encerramento da Via Expresso 4, no troço de Serra de Água, provocando a obstrução total da via. Os outros concelhos afetados incluem Santa Cruz com cinco ocorrências, Funchal com quatro, Câmara de Lobos com duas, e Ponta do Sol e Machico com uma cada um.
O arquipélago já tinha estado sob aviso laranja devido à forte chuva, e neste momento encontra-se sob aviso amarelo até às 21h00, segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).