País

Faleceu António Pires, ícone do jornalismo musical na Blitz

há 4 horas

António Pires, respeitado jornalista e crítico musical, faleceu aos 62 anos, deixando um legado no universo da música portuguesa e internacional.

Faleceu António Pires, ícone do jornalismo musical na Blitz

António Pires, conhecido jornalista e crítico musical da revista Blitz, faleceu na madrugada de quinta-feira, aos 62 anos, conforme noticiado pela própria publicação. Durante 20 anos, fez parte da redação da Blitz, onde ocupou a posição de chefe de redação de 1989 a 2001, destacando-se na crítica de géneros musicais como o fado e a world music.

Após a transformação da Blitz em revista, António manteve uma colaboração ativa com a publicação. Para além da Blitz, contribuiu com artigos para publicações como o Expresso, A Capital, Se7e e a revista Time Out. Adicionalmente, António Pires exerceu funções como editor da revista Magazine HD e foi diretor editorial do jornal online O Fado & Outras Músicas do Mundo, além de ter um espaço no blogue Raízes e Antenas.

O seu percurso no mundo da música não se limitou ao jornalismo; António também lecionou em instituições como a Restart, ETIC e World Academy e realizou atuações como DJ em importantes festivais, como o Festival Músicas do Mundo em Sines e o Festival Med em Loulé.

Na sua vida pessoal, António Pires foi casado duas vezes, com o cantor José Cid a ser padrinho do seu segundo matrimónio.

Tags:
#AntónioPires #JornalismoMusical #LegadoCultural