Lamborghini defende a continuidade dos motores de combustão com combustíveis sintéticos
A marca italiana Lamborghini acredita que os motores de combustão podem ter futuro com o uso de combustíveis sintéticos, apesar das pressões ambientais e da eletrificação crescente.

A Lamborghini, famosa pelo seu legado automóvel, defende que os motores de combustão ainda têm um lugar no futuro, especialmente com a introdução de combustíveis sintéticos. Este posicionamento surge num momento em que muitos preveem uma transição total para veículos elétricos, principalmente em função das crescentes preocupações ambientais.
Rouven Mohr, diretor técnico da icónica marca italiana, discutiu esta perspectiva com a imprensa especializada, referindo que "não digo que o combustível sintético seja superior ao combustível fóssil, mas pode representar a salvação para o motor de combustão". Informação essa que foi partilhada enquanto promovia o novo modelo Temerario.
Atualmente, os combustíveis sintéticos ainda não estão disponíveis em massa, o que resulta em custos mais elevados quando comparados aos combustíveis convencionais. Contudo, já estão a ser utilizados em competições automóvel, como na Fórmula 1, que em 2026 deverá adotar exclusivamente este tipo de combustível.
Segundo a Enerdata, uma entidade independente que se dedica à análise de questões energéticas e climáticas, até 2030, a produção anual de combustíveis sintéticos poderá ultrapassar 200 milhões de toneladas.
A União Europeia tem planos para eliminar a produção de carros com motores de combustão até 2035, em conformidade com as suas metas climáticas até 2050. Neste contexto, a indústria automóvel sentirá a pressão para se reinventar, seja através da criação de veículos que se adequem às normas, seja demonstrando que os motores tradicionais podem operar de forma eficiente e em harmonia com o meio ambiente.
Mohr admite que, embora os carros elétricos tenham um futuro na Lamborghini, os motores de combustão não estão destinados a desaparecer totalmente. "Do ponto de vista emocional, ainda não vejo a solução elétrica a convencer-me. A transformação tecnológica exige tempo, mas não devemos cometer o erro de pensar que a era dos motores de combustão chegou ao fim".
O novo Lamborghini Temerario é um exemplo de como a marca está a navegar por estas mudanças. Este veículo híbrido combina um motor de combustão V8 biturbo de 4 litros, com 3.995 cc de cilindrada e 800 cv de potência, com três motores elétricos. O modelo destaca-se pela possibilidade de utilizar combustíveis sintéticos, mantendo um desempenho de excelência, com uma velocidade máxima de 343 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos, graças à potência total de 920 cv.
No design, o eixo dianteiro alberga dois motores elétricos, enquanto na traseira encontram-se o motor de combustão e outro motor elétrico. Revelado oficialmente em agosto do ano passado, o Temerario marca a primeira vez que um motor V8 é instalado em posição central numa Lamborghini desde o Jalpa, lançado em 1981, além de ser o primeiro desportivo turbocomprimido da prestigiosa marca de Sant'Agata Bolognese.