Mundo

Jovens Togoleses Envolvidos com Forças Russas São Detidos na Ucrânia

há 11 horas

O Togo confirma a detenção de jovens cidadãos que lutavam ao lado das tropas russas, alertando para os riscos associados a falsas bolsas de estudo.

Jovens Togoleses Envolvidos com Forças Russas São Detidos na Ucrânia

As autoridades do Togo informaram esta manhã que alguns dos seus cidadãos foram capturados pelas forças armadas da Ucrânia após terem participado em "operações militares com as forças russas". Esta revelação foi feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros togolês, que emitiu um comunicado consultado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O ministério revelou que muitos destes jovens, predominantemente estudantes, deixaram o Togo atraídos por supostas bolsas de estudo oferecidas por entidades que afirmam estar baseadas na Rússia. Assim, as autoridades togolesas exortam todos os cidadãos, especialmente os jovens que aspiram a estudar fora, a procederem com cautela.

As recomendações incluídas no comunicado sugerem a todos os interessados que verifiquem rigorosamente a autenticidade das ofertas de bolsas antes de aceitarem qualquer proposta. Adicionalmente, pedem que os cidadãos consultem os serviços competentes ou outros ministérios para obter informações fiáveis e seguras antes de viajarem, particularmente para a Rússia.

No passado mês de março, o Movimento Martin Luther King (MMLK), uma organização de defesa dos direitos humanos proeminente no Togo, já tinha alertado para a situação alarmante de um estudante togolês capturado no conflito e detido na Ucrânia.

Nos últimos meses, notícias têm destacado que vários cidadãos africanos, incluindo estudantes ou antigos prisioneiros de países como a República Democrática do Congo, Camarões e Benim, estão a lutar ao lado das tropas russas na frente de combate ucraniana.

Tags:
#JustiçaParaOTogo #BolsasDeEstudoSeguras #DireitosHumanos