O exército israelita ordena evacuação de edifícios em Dahye, exigindo que os residentes se afastem 300 metros da zona marcada, numa área associada ao Hezbollah e cenário de recentes confrontos.
Alerta urgente: O exército israelita emitiu uma ordem que obrigará os residentes dos prédios identificados numa área de Dahye, subúrbio no sul de Beirute, a evacuarem as suas residências. Na mensagem, divulgada em árabe pelo porta-voz Avichay Adraee, os moradores foram instruídos a manter uma distância mínima de 300 metros da zona assinalada, evidenciada com um mapa e imagem aérea.
Esta medida surge num contexto de tensões renovadas, após intensos bombardeamentos realizados pela aviação israelita em setembro, outubro e novembro do ano passado, como resposta a uma escalada que visava debilitar o Hezbollah – medida que acabou por acarretar a eliminação de alguns dos seus líderes, entre eles Hassan Nasrallah.
Embora os ataques tenham diminuído após o acordo de cessar-fogo com o Líbano em novembro, episódios isolados, como o ocorrido no início de abril que deixou pelo menos quatro vítimas fatais, revelam que a região continua vulnerável às dinâmicas do conflito.