Inquérito no Hospital de Portalegre após suspeita de violação em doente
Hospital de Portalegre inicia inquérito interno após a Polícia Judiciária revelar um caso de violação no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

A administração do Hospital de Portalegre anunciou a abertura de um inquérito interno após a divulgação de um caso de violação por parte da Polícia Judiciária (PJ). O porta-voz da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), Ilídio Pinto Cardoso, classificou os acontecimentos como "muito graves".
De acordo com um comunicado emitido pela PJ, um paciente internado no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental foi detido, suspeito de ter violado uma jovem utente daquela unidade. O suspeito, um homem de 56 anos com um historial criminal de condenações por violação, e a vítima, uma jovem de 19 anos, estavam ambos a receber tratamento no mesmo departamento.
A PJ informou que a alegada violação ocorreu no passado sábado, quando o agressor se aproveitou da incapacidade da vítima para resistir, levando a cabo o ato no quarto da jovem. O crime só foi interrompido devido à intervenção de um enfermeiro presente na unidade. O homem será presente a tribunal ainda hoje para um primeiro interrogatório e para a aplicação de possíveis medidas de coação.