Economia

Inflação na Zona Euro confirma meta do BCE de 2% em junho

Christine Lagarde, presidente do BCE, anunciou que a meta de inflação foi alcançada em junho, apesar dos desafios geopolíticos e económicos que persistem.

01/07/2025 15:16
Inflação na Zona Euro confirma meta do BCE de 2% em junho

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, declarou que a meta de inflação do banco foi oficialmente atingida, após a divulgação de dados que indicam uma taxa de 2% para a Zona Euro em junho.

No âmbito de um painel do Fórum BCE, que decorre em Sintra, Lagarde afirmou: "Estamos a 2%, é a meta que temos e é a projeção que a nossa equipa prevê a médio prazo." Este resultado é visto como uma "meta atingida", especialmente tendo em conta os "choques massivos" que a economia enfrentou recentemente e o atual processo desinflacionário.

Apesar deste avanço, Lagarde exprimiu a sua preocupação com a "grande incerteza" que ainda paira sobre os mercados, referindo o aumento dos riscos de fragmentação e as tensões geopolíticas que podem impactar a inflação de forma dupla, tanto acelerando como desacelerando o crescimento dos preços.

Ela sublinhou a importância de "permanecer vigilantes" e de "manter o nosso foco" no objetivo de inflação, assegurando que o BCE se encontra "bem preparado para enfrentar águas turbulentas".

De acordo com uma estimativa provisória do Eurostat, a inflação anual na Zona Euro foi de 2,0% em junho, comparativamente a 1,9% em maio e 2,5% em junho de 2024. Ao analisarem os principais componentes, os serviços registaram a taxa mais elevada (3,3%), seguidos por produtos alimentares, álcool e tabaco (3,1%), bens industriais não energéticos (0,5%) e energia (-2,7%).

#Inflação2% #BCEmovimento #ChristineLagarde